Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/infosanb/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Sobre - Infosanbas

Sobre

O que é o Infosanbas?

O Infosanbas é uma ferramenta colaborativa para estudo e criação de representações visuais para dados – gráficos e mapas – relacionados ao saneamento básico no Brasil. Os dados trabalhados e disponibilizados no Infosanbas contribuem no planejamento e implementação de planos e programas voltados para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e manejo de águas pluviais no Brasil.

Universalizar o acesso ao saneamento básico até 2033:

Esta é uma meta a ser alcançada junto com as comunidades. Os dados e informações que o Infosanbas apresenta são subsídios para Audiências Públicas, Conselhos, Conferências e outros espaços de debate e proposição de políticas públicas.

A divulgação pelos meios de comunicação das informações disponíveis neste portal são uma importante contribuição para a popularização de informações sobre garantia de direitos e as ameaças à vida que a falta de saneamento ainda provoca. Raízes nas demandas em saneamento das populações do campo, das florestas e das águas.

A criação da primeira versão do Infosanbas foi uma proposta da Cooperativa Eita respondendo às demandas da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG no processo de construção do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR). Em seu desenvolvimento, ficou evidente que não é possível abordar os rurais de forma isolada. Assim, foram incorporados, desde o início, base de dados e análises que permitem olhar para o saneamento básico como um todo: territórios e populações do campo, da floresta, das águas e também das cidades.

Comunidade Gestora:

Atualmente a Comunidade Gestora do Infosanbas é composta pelos seguintes atores:

– Departamento de Engenharia de Saúde Pública (DENSP) da FUNASA/Ministério da Saúde;
– Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) da Escola de Engenharia da UFMG;
– Cooperativa EITA – Educação, Informação e Trabalho para Autogestão.

Quais tecnologias são utilizadas?

O Infosanbas foi desenvolvido pela Cooperativa Eita a partir de demandas da FUNASA e do DESA – UFMG relacionadas ao processo de construção do Programa Nacional de Saneamento Rural.

A interface do Infosanbas foi desenvolvida com base em WordPress. O backend de dados é intermediado pelo sistema Metabase, que gerencia a comunicação entre o WordPress e os bancos de dados. Assim, foi desenvolvido um processo de extração, transformação e carga que prepara os dados vindos das fontes originais para uso na plataforma.