Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/infosanb/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Entenda os dados - Infosanbas

Entenda os dados

Como usar a plataforma

Para ter acesso à ficha completa do seu município basta digitar o nome do município na área de busca “Buscar por município”. Ao selecionar seu município, você verá a Ficha do Município.

A Ficha do Município é composta por um conjunto de informações vindas de diversas fontes, que buscam fornecer um panorama contextualizado sobre o saneamento no município. A ficha é organizada em categorias que agrupam os dados de acordo com os eixos transversais do saneamento.

Para consultar, você pode seguir a linearidade sugerida pelos grupos, ou utilizar os links no sumário de cada categoria para navegar direto ao ponto de consulta desejado.

Menu de dados

Ainda na ficha do município, o menu de dados é uma opção para visualizar os títulos dos dados disponíveis para a sua consulta de município. Esse menu é fixo e pode ser aberto a qualquer momento da sua consulta.

Fontes de dados

Cada informação contida na Ficha do Município foi retirada de uma base de dados abertos fornecida por órgãos do governo ou organizações da sociedade civil. Isso significa que as fontes publicaram os dados em formato aberto, permitindo assim que outras plataformas utilizem os dados. Saiba mais sobre dados abertos no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

Conheça a seguir as fontes de dados abertos utilizadas no Infosanbas:

Assentamentos de Reforma Agrária – INCRA

Polígonos referentes aos assentamentos de reforma agrária demarcados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.

Fonte: http://incra.gov.br/
URL dos dados: http://acervofundiario.incra.gov.br/geodownload/geodados.php
Última atualização: 2022

Atlas Brasil

O Atlas Brasil é uma ferramenta de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e de outros indicadores de desenvolvimento humano dos municípios e estados brasileiros. A partir dele é possível extrair indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.

Fonte: http://www.atlasbrasil.org.br/

Biomas – MMA

O Ministério do Meio Ambiente possui uma delimitação dos biomas do Brasil. A partir desta delimitação, é possível definir, a cada município, o percentual de cada Bioma existente.

Fonte: https://dados.gov.br/dataset/cren_biomas_5000

Censo – IBGE (2010)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é responsável por realizar o Censo no Brasil, em geral a cada 10 anos, sendo a última coleta de dados realizada em 2010. Neste portal, utilizamos os microdados do Censo de 2010, que informa os resultados agregados por Setores Censitários.

Fonte: http://ibge.gov.br/
URL dos dados: ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Resultados_do_Universo/Agregados_por_Setores_Censitarios/

Censo Escolar – INEP/MEC (2021)

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É realizado com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

Fonte: http://portal.inep.gov.br/
URL dos dados: https://download.inep.gov.br/dados_abertos/microdados_censo_escolar_2021.zip

Comunidades Remanescentes de Quilombos – FCP/MinC

A Fundação Cultural Palmares é o órgão do governo federal responsável pela certificação das comunidades quilombolas no Brasil.

Contrariando as boas práticas em dados abertos, o site da Fundação Cultural Palmares não disponibiliza uma tabela para download contendo todas as comunidades certificados. As comunidades são exibidas em uma tabela javascript no site, o que dificulta a extração dos dados de forma sistemática.

Fonte: http://www.palmares.gov.br/
URL dos dados: http://dados.cultura.gov.br/dataset/comunidades-quilombolas-certificadas
Último acesso: 08/06/2022

Internações Hospitalares – SIH/DATASUS

Sistema de informação que armazena dados sobre as internações hospitalares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), informada mensalmente por todos os estabelecimentos de saúde públicos, conveniados e contratados que realizam internações e consolidados pelos municípios plenos e estados, que após sua análise e aprovação enviam ao DATASUS para processamento.

URL dos dados: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sih/cnv/nrbr.def
Último acesso: 08/06/2022

Mapa de Conflitos Ambientais

O Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil é um projeto hoje sob responsabilidade do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes), da ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Cada ficha expressa as informações disponíveis em fontes secundárias ou compartilhadas com a equipe de pesquisa por pesquisadores/as, movimentos sociais ou comunidades que atuavam nos territórios no momento em que ela foi escrita.

Dada a dinamicidade típica dos conflitos ambientais, as fichas podem estar desatualizadas. É importante ressaltar que todas as informações coletadas sobre determinado conflito estão publicadas no Mapa, e a data da última atualização de cada uma delas encontra-se ao final do campo intitulado ‘Contexto Ampliado’.

Caso tenha interesse em conhecer as fontes de informação consultadas, elas estão no final de cada ficha. Há também um campo para comentários para o caso de você querer obter mais informações sobre a metodologia da pesquisa, expressar suas opiniões sobre o conflito ou enviar informações adicionais a respeito.. Você também é convidado/a a fazê-lo através da aba “”Fale Conosco”” na página do Mapa de Conflitos.

Fonte: http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br

MapBiomas

Projeto MapBiomas – Coleção 6.0 da Série Anual de Mapas de Cobertura e Uso de Solo do Brasil, acessado em 5 de junho 2022, por meio do link https://mapbiomas.org/.

Projeto MapBiomas é uma iniciativa multi-institucional para gerar mapas anuais de cobertura e uso do solo a partir de processos de classificação automática aplicada a imagens de satélite. A descrição completa do projeto encontra-se em: http://mapbiomas.org.

O MapBiomas é uma rede colaborativa, formada por Organizações não Governamentais (ONGs), universidades e startups de tecnologia, que revela as transformações do território brasileiro, por meio da ciência, tornando acessível o conhecimento sobre o uso da terra, a fim de buscar a conservação e combater as mudanças climáticas. Produz mapeamento anual da cobertura e uso da terra desde 1985, valida e elabora relatórios para cada evento de desmatamento detectado no Brasil desde janeiro de 2019 e monitora a superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente desde 1985.

Fonte: https://mapbiomas.org/estatisticas

Mortalidade – SIM/DATASUS

O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) foi criado pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) para a obtenção regular de dados sobre mortalidade no país. A partir da criação do SIM foi possível a captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública. Com base nessas informações é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área.

Fonte: http://datasus.saude.gov.br/
URL dos dados: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sim/cnv/inf10br.def
Última atualização: 2020

Projeto SanBas/UFMG

O Projeto SanBas, parceria entre a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é um estudo que envolveu a capacitação e a elaboração de 30 Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) em municípios com população de até 50.000 habitantes do estado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa-ação no campo tecnológico, do controle social, da comunicação e do empoderamento nas políticas públicas de saneamento básico.

Fonte: https://sanbas.eng.ufmg.br

Setores Censitários – IBGE (2010)

Setores censitários do Brasil utilizados no Censo de 2010. O setor censitário é a unidade territorial estabelecida para fins de controle cadastral, formado por área contínua, situada em um único quadro urbano ou rural, com dimensão e número de domicílios que permitam o levantamento por um recenseador. Assim sendo, cada recenseador procederá à coleta de informações tendo como meta a cobertura do setor censitário que lhe é designado. O setor censitário é o menor grão em que os microdados do Censo são divulgados.

Fonte: http://ibge.gov.br/
URL dos dados: ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do_territorio/malhas_territoriais/malhas_de_setores_censitarios__divisoes_intramunicipais/censo_2010/setores_censitarios_shp/

SISAGUA/Ministério da Saúde (2020)

O Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) constitui um sistema de informações que gerencia as informações de dados sobre a qualidade da água, tais como os resultados de laudos de análise para potabilidade, além dos dados de cadastros dos Sistemas de Abastecimento de Água e Soluções Alternativas Coletivas e Individuais, atuando como um instrumento de trabalho dentro do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA).

Aqui apresentamos os dados semestrais do monitoramento da qualidade da água realizado no ano de 2020.

URL dos dados: https://dados.gov.br/dataset/controle-semestral/resource/b1769927-fcf3-4b58-a1e0-5f3487b8eff4

SNIRH/ANA

O Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) é a base para disponibilização das informações sobre águas no Brasil, contribuindo para a difusão do conhecimento sobre recursos hídricos.

URL dos dados (mananciais): https://metadados.snirh.gov.br/geonetwork/srv/api/records/d77a2d01-0578-4c71-a57e-87f5c565aacf/attachments/AtlasAguas_MananciaisSistemas.xlsx
URL dos dados (ISH): https://metadados.snirh.gov.br/geonetwork/srv/api/records/d77a2d01-0578-4c71-a57e-87f5c565aacf/attachments/AtlasAguas_Indicadores_SegurancaHidrica.xlsx

SNIS/Ministério das Cidades (2020)

O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) coleta dados sobre a prestação de serviços de água e esgotos desde o ano de referência 1995 e sobre os serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos desde o ano de referência 2002. Os dados de cada ano são publicados nos respectivos Diagnósticos dos serviços.

Fonte: http://www.snis.gov.br
URL dos dados: http://app.cidades.gov.br/serieHistorica/

Terras Indígenas – FUNAI

Polígonos e pontos das terras indígenas brasileiras. Dados produzidos pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e utilizados na elaboração do shape de terras indígenas.

Fonte: http://www.funai.gov.br/
URL dos dados: https://geoserver.funai.gov.br/geoserver/
Último acesso: 2022

Territórios Quilombolas – INCRA

Polígonos referentes aos territórios quilombolas demarcados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Fonte: http://incra.gov.br/
URL dos dados: http://acervofundiario.incra.gov.br/geodownload/geodados.php
Último acesso: 2021