Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/infosanb/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Ações Coletivas - Infosanbas

Ações Coletivas

Quando nos distanciamos da natureza, também ficamos distantes dos problemas do saneamento básico da nossa casa, bairro e município. Se estamos estranhos à nossa própria realidade e ao nosso papel no cuidado do meio ambiente, iremos aceitar qualquer tipo de intervenção em nossos rios e terras.

Agir coletivamente na luta pelo saneamento básico significa quebrar esse estranhamento, essa distância e mudar nosso estado de alienação, construindo com quem está ao nosso lado soluções em busca da universalização do saneamento e da emancipação popular. Nas seções abaixo você pode encontrar materiais sobre tecnologias em saneamento e organização comunitária.

Soluções coletivas que você mesmo pode fazer

O saneamento básico é um direito à vida. O acesso às infraestruturas públicas, no entanto, é limitado. Além de lutar pelos seus direitos, você pode construir soluções ecológicas e econômicas na sua própria casa, comunidade e bairro. Aqui você encontra uma série de materiais que podem lhe ajudar em relação às estruturas de tratamento de esgoto e na crise de abastecimento de água.

Dicionário de Saneamento Básico

O Dicionário de Saneamento Básico: Pilares para uma Gestão Participativa nos Municípios integra a coleção Selo SanBas. A natureza desta publicação aproxima-se de um dicionário conceitual ou enciclopédico, a exemplo do Dicionário da Educação do Campo, da EPSJV/Fiocruz. Com ele, pretende- -se alcançar gestores, técnicos e atores sociais de municípios envolvidos no planejamento, na execução…

Veja mais

O que fazer em situações de colapso no abastecimento de água

Publicação da parceria entre Aliança pela Água e Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração. Guia com dicas para lidar com o colapso no abastecimento de água. 

Veja mais

Água: Manual de Sobrevivência para a crise

Publicação da Aliança pela Água com dicas para períodos de escassez hídrica.

Veja mais

Cuidar da Água na Cidade: Iniciativas inspiradoras para manejo hídrico integrado em ambientes urbanos

Publicação da Aliança pela Água dos trabalhos dos pesquisadores Guilherme Castagna e Stela Goldenstein sobre o cuidado da água em ambientes urbanos.

Veja mais

CataloSan: Catálogo de Soluções Sustentáveis de Saneamento Gestão de Efluentes Domésticos

Publicação da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde com orientações e ilustrações de práticas de saneamento focado em recursos.

Veja mais

Organize a sua comunidade

Uma comunidade organizada é parte fundamental da luta por transformar o mundo, construir alternativas ao nosso sistema. Uma comunidade organizada é uma massa crítica que luta por seus direitos! Tenha acesso a manuais, histórias inspiradoras e guias de trabalhos comunitários com saneamento básico!

Vídeos

Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência

O filme “Arpilleras” conta a história de dez mulheres atingidas por barragens das cinco regiões do Brasil que, por meio de uma técnica de bordado surgida no Chile durante a ditadura militar, costuraram seus relatos de dor, luta e superação frente às violações sofridas em suas vidas cotidianas.

Direito à Moradia: o que é?

Na nossa segunda série vídeos vamos falar sobre o Direito à Moradia, abordando temas como moradia, orçamento público, mobilidade urbana e infraestrutura urbana. Neste primeiro vídeo vamos falar sobre o que é Direito à Moradia.

Direito à Moradia: o que é Regularização Fundiária?

Na nossa segunda série vídeos vamos falar sobre o Direito à Moradia, abordando temas como moradia, orçamento público, mobilidade urbana e infraestrutura urbana. Neste terceiro vídeo vamos sobre o que é regularização fundiária e como ele está ligado ao direito à moradia.

Plano Diretor: O que é?

Acompanhe nossa série de vídeos sobre o Plano Diretor. Neste primeiro, explicaremos o que é o Plano Diretor, para o que ele serve e como ele tem tudo a ver com a sua vivência na cidade!

Plano Diretor: como e por quem é feito?

Neste segundo vídeo da nossa série sobre o Plano Diretor, explicaremos como e por quem ele é feito.

Plano Diretor: quem participa?

Neste terceiro vídeo da nossa série sobre o Plano Diretor, explicaremos quem pode participar de sua elaboração, e sim, você pode fazer isso. Saiba como!

Publicações

Programa Nacional de Saneamento Rural

O Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR), atualmente denominado Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR), é composto de diretrizes e estratégias para ações de saneamento básico em áreas rurais, objetivando a universalização do acesso em um horizonte de 20 anos. Resultados de amplos estudos, o PNSR fornece bases para planejamento e gestão dos serviços que determinam…

Veja mais

Caderno de Notas Técnicas: Saneamento e Suas Interfaces. Experiências e Elucidações para a Implantação Participativa e Inovadora dos Planos Municipais de Saneamento Básico

O Caderno de Notas Técnicas: Saneamento e Suas Interfaces. Experiências e Elucidações para a Implantação Participativa e Inovadora dos Planos Municipais de Saneamento Básico integra a coleção Selo SanBas e apresenta temas e abordagens que podem ser assimilados tanto pelos interessados nos assuntos que perpassam o saneamento quanto pelos gestores municipais. Em versão digital, o…

Veja mais

Saneamento Visual como Direito: caminhos para se pensar a elaboração participativa dos Planos Municipais de Saneamento Básico

O caderno ilustrado Saneamento Visual como Direito: caminhos para se pensar a elaboração participativa dos Planos Municipais de Saneamento Básico integra a coleção Selo SanBas e visa facilitar o diálogo sobre a temática do saneamento, buscando fortalecer as políticas municipais da área, e as demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos humanos. Neste…

Veja mais

Guia de Elaboração de Pequenos Projetos Socioambientais para Organizações de Base Comunitária.

Publicação do Instituto Sociedade, População e Natureza com intuito de auxiliar comunidades em escrever projetos e concorrer a editais a fim de captar recursos.

Veja mais

Cerrativismo: Uma Experiência Inspiradora para Formação de Agentes da Mudança

Publicação do Instituto Sociedade, População e Natureza elaborado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social – IDS. O livro apresenta a história do projeto de fortalecimento e instrumentalização de lideranças no Cerrado brasileiro.

Veja mais