Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/infosanb/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Saneamento e Alfabetização - Infosanbas

Estudo: Saneamento Rural

Saneamento e Alfabetização

Em domicílios rurais, nos quais os chefes sabem ler e escrever, a ausência de canalização interna de água é significativamente menor do que em domicílios cujos chefes não sabem ler e escrever, como revela a Tabela 3.3. Entre os primeiros, os domicílios sem canalização interna de água passaram de 14%, em 2000, para 11%, em 2010. Já entre os chefes que não sabem ler e escrever, a ausência de canalização interna de água, no mesmo período, passou de 32% para 23%. A situação do esgotamento sanitário manteve-se praticamente inalterada no período de análise, sendo a situação menos desfavorável nas habitações chefiadas por pessoas alfabetizadas. O mesmo não ocorreu em relação aos domicílios que destinam seus resíduos à queima ou os dispõem em terrenos baldios, logradouros públicos, valas, rios, lagos e no mar. Contudo, para os chefes alfabetizados, a redução no período intercensitário foi mais acentuada e a disparidade entre seus domicílios e os domicílios de não alfabetizados aumentou (Tabela 4.3).

[table id=9 /]

O senso comum no julgamento da necessidade de tratamento da água

Nas comunidades visitadas, é comum a separação entre a água considerada inadequada para consumo, geralmente utilizada para higiene, dessedentação de animais e outros usos, e a de melhor qualidade, para beber e cozinhar. A questão está na forma como é realizada essa distinção, haja vista que fontes que não apresentam cor ou turbidez pronunciada tendem a ser percebidas pelos moradores como águas “limpas” ou “boas”, o que, sob a perspectiva técnica, não é indicativo de maior segurança para a saúde humana. Por dificuldades financeiras, desconhecimento das práticas ou resistência ao sabor do cloro, diversos moradores não realizam o tratamento intradomiciliar. No que diz respeito à contaminação da água por agrotóxicos, há preocupação relativa, em geral, mas não se apontam caminhos para que esta seja controlada.