O que é o Infosanbas?

O InfoSanbas é uma ferramenta colaborativa para estudo e criação de representações visuais para dados – gráficos e mapas – relacionados ao saneamento básico no Brasil. Os dados trabalhados e disponibilizados no InfoSanbas  contribuem no planejamento e implementação de planos e programas voltados para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, destinação de resídios sólidos e manejo de águas pluviai no Brasil.

Universalizar o acesso ao saneamento básico até 2033

Esta é uma meta a ser alcançada junto com as comunidades. Os dados e informações que o infoSANBA apresenta são subsídios para Audiências Públicas, Conselhos, Conferências e outros espaços de debate e proposição de políticas públicas.

A divulgação pelos meios de comunicação das informações disponíveis neste portal são uma importante contribuição para a popularização de informações sobre garantia de direitos e as ameaças à vida que a falta de saneamento ainda provoca.

Raízes nas demandas em saneamento das populações do campo, das florestas e das águas.

A criação da primeira versão do InfoSanbas (ainda em desenvolvimento) foi uma proposta da Cooperativa Eita respondendo à demandas da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG no processo de construção do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR).

Em seu desenvolvimento, ficou evidente que não é possível abordar os rurais de forma isolada. Assim, forma incorporados, desde o início, base de dados e análises que permitem olhar para o saneamento básico como um todo: territórios e populações do campo, da floresta, das águas e também das cidades.

Comunidade Gestora

Atualmente, a Comunidade Gestora do InfoSanBas é composta pelos seguintes atores:

– Departamento de Engenharia de Saúde Pública (DENSP) da FUNASA / Ministério da Saúde;
– Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) da Escola de Engenharia da UFMG;
– Cooperativa EITA – Educação, Informação e Trabalho para Autogestão;
– Estação de Territorialização, do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde (LAVSA) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV); e
– Grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Direitos Humanos em Saúde e Saneamento, do Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas).

Quais tecnologias são utilizadas?

O InfoSanbas foi desenvolvido pela Cooperativa Eita a partir de demandas da FUNASA e do DESA – UFMG relacionadas ao processo de construção do Programa Nacional de Saneamento Rural.

Tecnologias livres utilizadas:
  1. HTML, CSS e Javascript
  2. WordPress (PHP)
  3. Metabase

Histórico de versões

Versão A1 | 03 de fevereiro de 2017

Versão para testes e validação.
Apresenta ainda em fase de estudo as funções:

  • Busca e visualização de gráficos e mapas de todos os municípios brasileiros
  • Visualizações de gráficos e mapas com enfoque nacional.
    • Componentes do Saneamento Básico
    • Enfoques temáticos