Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/infosanb/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Saneamento e Renda - Infosanbas

Estudo: Saneamento Rural

Saneamento e Renda

A análise da situação sanitária nos domicílios rurais brasileiros revela que quanto menor a renda agregada de seus moradores, maior é o déficit. Domicílios com renda superior a cinco salários mínimos apresentaram, entre 2000 e 2010, percentual pequeno de ausência de canalização interna de água e percentual elevado de cobertura por rede de esgotamento sanitário. Entre os domicílios com renda agregada inferior a 1 salário mínimo, os percentuais de ausência de canalização interna sofreram redução entre 2000 e 2010, mas se mantiveram em patamares elevados. Os percentuais de escoadouros de esgoto em fossa rudimentar, e outros destinos inadequados, praticamente não se alteraram entre 2000 e 2010, em todos os estratos de renda; porém, entre os mais pobres, a presença desses tipos de solução é bastante elevada, ao contrário daqueles residentes em domicílios com renda superior a cinco salários mínimos. Chama a atenção a prática persistente e generalizada da queima e disposição inadequada do lixo e sua preponderância em domicílios com renda inferior a um salário mínimo (Tabela 4.5).

[table id=6 /]

Custos envolvidos na adução, armazenamento e distribuição da água nas comunidades visitadas

A adução por gravidade evita o uso de bombas e o consumo de energia elétrica. Esse tipo de adução é preferida pelo seu menor custo operacional, com reduzida chance de apresentar problemas. Na prática, não é acessível a todos. Em uma mesma comunidade, enquanto alguns moradores possuem acesso ao sistema, outros precisam buscar água manualmente, com baldes e latas, em poços rasos e mananciais superficiais, muitas vezes longe das residências. A retirada de água em mais de uma fonte depende da disponibilidade e qualidade dos mananciais. Quando o bombeamento é necessário, a manutenção dos equipamentos é frequente e inevitável. A falta de recursos financeiros e de agentes locais com conhecimento apropriado sobre o tema são barreiras comuns. Em diversas situações, a população precisa recorrer a soluções provisórias que acabam se tornando permanentes, como a adaptação de crivos e conexões de garrafa PET.