Notice: A função WP_Scripts::localize foi chamada incorretamente. O parâmetro $l10n deve ser um array. Para passar um dado arbitrário para os scripts, use a função wp_add_inline_script() ao invés. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 5.7.0.) in /home/infosanb/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078
Cerrado - Infosanbas

Estudo: Saneamento Rural

Cerrado

O Cerrado está presente em doze Estados brasileiros e abriga 206.801 domicílios rurais, sendo o terceiro bioma mais populoso. A disponibilidade de aquíferos é elevada, em decorrência da presença de nascentes das grandiosas bacias hidrográficas Amazônica (Tocantins), São Francisco e Prata. O clima é tropical quente subúmido, com um período de seca e outro chuvoso, e temperatura média anual entre 22°C e 27°C. A vegetação é baixa, principalmente com árvores esparsas, gramíneas e arbustos. É considerado a savana com maior biodiversidade do mundo.

O Cerrado é o segundo bioma brasileiro mais impactado pela expansão da fronteira agropecuária que, por demandar grandes áreas, provoca alterações ambientais significativas. A atividade das pequenas comunidades rurais está constantemente ligada ao agronegócio. O plantio de soja é comum, realizado pelos próprios moradores, ou por meio do arrendamento de seus terrenos. Há também produções de hortaliças e de leite e criação de animais, além do emprego da mão de obra local em propriedades vizinhas.

Há disponibilidade hídrica para captação em mananciais superficiais ou subterrâneos. O tratamento mais comum da água é feito através de derivados de cloro e por fervura. O uso de agrotóxicos em plantações é frequente e há preocupação com a contaminação da água. Além do risco à saúde pelo contato direto e não controlado do “veneno”, suas embalagens são constantemente descartadas de maneira inadequada, sendo transportadas pela chuva e contaminando o ambiente. Também na época de chuva, problemas nas vias de acesso às comunidades podem ocorrer, interferindo no deslocamento de moradores.

[visualizer id=”62383″]

[visualizer id=”62379″]

[visualizer id=”62391″]

[visualizer id=”62387″]

A água de abastecimento do Cerrado é tipicamente proveniente de poço ou nascente dentro da propriedade, que representa quase a metade do total de casos. A presença de canalização de água em pelo menos um cômodo é bastante comum, representando quase 70% dos domicílios. Quanto ao esgotamento sanitário, a fossa rudimentar aparece novamente como opção mais frequente, em quase 60% das residências rurais. Por fim, a queima dos resíduos sólidos se sobressai, abrangendo quase 67% dos domicílios rurais brasileiros.